Platibandas

O Algarve é muito rico neste tipo de decoração de casas, podemos observa-las em Luz de Tavira tal como em muitos outros lugares do Algarve.
Apresento aqui esta que se encontra frente à Igreja de Santo Estêvão.

O termo arquitectónico Platibanda designa uma faixa horizontal (muro ou grade) que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado. Podendo ser utilizado em diversos tipos de construção, como casas e igrejas, tornou-se num ornamento característico durante o estilo gótico.
Modernamente, é comum o uso de platibandas em casas que foram residenciais e passaram a abrigar algum tipo de comércio (1). Esta platibanda da imagem é um exemplo do que foi referido. Esta casa em Santo Estevâo albergava uma mercearia tradicional e, não longe vão os tempos em que a Sra Carminha aqui vendia de tudo o que se consumia num lar.
(1)In:http://pt.wikipedia.org/wiki/Platibanda

Comentários

  1. olá amiga cidália andava já a tempos para entrar e espreitar este cantinho que dá tão bem a conhecer o nosso algarve, festas e romarias em especial a nossa luz... Fico muito agredecida da divulgação da nossa Tuna em particular jinhos e visita-me tambem ao meu blog
    http://asartesdaxana.blogspot.com
    eu vou levar o teu para o meu cantinhos jinhos xana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Festa dos Pescadores de Cabanas de Tavira