Conceição e Cabanas de Tavira


Conceição e Cabanas de Tavira em festa:
Conceição de Tavira:

É uma localidade, sede uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Tavira, com 61,18 km² de área e 1 438 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 23,5 hab/km². Em 2013, no âmbito da reforma administrativa foi anexada à freguesia de Cabanas de Tavira, criando-se a União das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira.

Historicamente a localidade e seus terrenos a sul integravam a chamada Herdade da Gomeira, terras concedidas no foral de Afonso III a Tavira em 1266 à ordem de Santiago de Espada.

Os primeiros registos que se conhecem sobre esta freguesia datam de 1518, data dos mais antigos registos da existência da sua igreja paroquial, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A maior parte da área desta freguesia compreende uma grande área rural, de sítios e pequenas povoações dispersas, compreendendo Barrocal e Serra, sendo alguns: Aldeia, Alhos, Almargem, Alvisquer, Benamor, Canada, Carapeto, Cativa, Daroeira, Gomeira, Mato da Ordem, Morgado, Solteiras, Valongo.

Alguns lugares, como Canada, Praia, Fortaleza, Morgado e Gomeira transitaram para a Freguesia de Cabanas de Tavira, que durou entre 1997 e 2013, altura em que esta freguesia foi reunida de volta com anterior freguesia que a integrava, dando origem à atual União de Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira.

Cabanas de Tavira:

A história de Cabanas remonta ao ano de 1734, data em que a armação do atum iniciou a sua atividade e originou a criação das primeiras cabanas, indispensáveis à recolha dos apetrechos de pesca e ao alargamento da companhia. Durante mais de 20 anos foram feitas referências às cabanas apenas como residência sazonal, no entanto, só por volta de 1757/58, é que alguns pescadores optam por construir as suas casas a título permanente.

Fortemente ligada às artes piscatórias, esta freguesia possui uma área de 3.480 hectares e conta com uma população de 1.081 habitantes (censos 2011), embora este número aumente, consideravelmente, na época estival, fruto do elevado desenvolvimento turístico da vila.

Em 21 de junho de 1997, Cabanas foi constituída como freguesia, após ter sido desanexada da Conceição e, em 19 de abril de 2004, foi elevada a vila e em 2013 foi reunida de novo a Conceição de Tavira como única Freguesia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Festa dos Pescadores de Cabanas de Tavira